Wednesday, February 18, 2009

Top 5 Chinês: AIDS, tuberculose, raiva, hepatite e tetano

"Onde estou, a morte não está, e onde ela está, não estou" (Epicuro)

Não sei quem está aonde e em quem. Os truques de mágica simplesmente acontecem, as cartolas, os coelhos a proliferação.
A beleza consiste sempre em não tirar a contraprova, levar aquela dúvida mordaz para todo o sempre.
O passe de mágica vai bem em certas esferas, jamais na que tange a saúde pública, andaram esquecendo deste detalhe por ai.

***
Ministério de Saúde Chinês em comunicado divulgado ontem atesta que, pela primeira vez na história do país, o vírus HIV foi no ano passado a doença infecciosa responsável pelo maior número de mortes, seguida pela tuberculose, raiva, hepatite e tetano infantil ( comum nas áreas rurais provocado pela infecção do cordão umbilical).
O governo não explicou os fatores que culminaram no aumento dos casos da doença, UNAIDS e a Organização Mundial da Saúde também não se pronunciaram ainda.
A contaminação por via sexual é o foco a ser combatido.
***

Para ter acesso a reportagem completa ( em inglês) clique aqui.


:: *Algarismos ::

- De acordo com dados oficiais, o número de infectados nas províncias de Yunnan, Guangxi, Henan, Xinjiang, Guangdong, e Sichuan representa 80% dos infectados no país.

- Uma pesquisa realizada pela Associação de Medicina Preventiva da China em parceria com o Centro de Controle de Doenças Infecciosas do Distrito de Chaoyang em Beijing apontam que no final de 2008, as chances de parceiros homosexuais masculinos serem infectados eram de 9,31%.

- Ultrapassa os 77 mil o número de crianças chinesas que perderam os pais vítimas do vírus HIV.


*Algarismos- os números apresentados são números oficiais encontrados em sites do Ministério de Saúde da China e pelas instituições citadas.



:: Realidade Nua e Crua ::

To Live Is Better Than To Die ( Viver é melhor que morrer):
Documentário comovente e verídico sobre a trajetória de vida e morte de uma família rural da Província de Henan, infectada pelo vírus da Aids.
A esposa é infectada pelo médico após transfusão de sangue. Que transmite a doença ao marido por desconhecer que já era vítima do vírus HIV, doença que até seu leito de morte desconhece existir.
O drama retrata a realidade de muitos povoados chineses deflagrados em especial na década de 70. Assim como a esposa, a prática de vender sangue para instituições com equipe médica despreparada e condições de higiene duvidosas foram responsáveis pela rápida disseminação da doença em especial entre campesinos. Que acrditavam contrair a doença por não serem dignos da proteção dos deuses.
A história mostra apenas a ponta do icebergue, mas choca e perturba pelo panorama.

1 comment:

Anonymous said...

eu vi o documentário. ainda não consigo acreditar que é real!