Wednesday, February 4, 2009

A propaganda é a "ama" do negócio



O "niu" year (niu牛 em chinês significa vaca, e na gíria é usado para designar alguém que é bom no que faz) por aqui começou cheio de graça.
A começar pela dualidade que envolve o niu e o ano novo.

A abordagem do Happy "Niu" (New) Year poderia limitar-se apenas ao âmbito da fofurice fonética se não fosse a feliz coincidência vinda em momento super oportuno.
Explorar a vaca e seus derivados no ano que lhes pertence, logo após os escânadalos envolvendo a contaminação do leite por melamina.
Melamina é um composto cristalino utilizado na fabricação de resinas sintéticas. A substância acrescentada no leite disfarça a diluição em água e eleva o nível de proteína da bebida. Com este fim, a melamina foi ilegalmente adicionada e provocou a morte de 6 bebês e intoxicou pelo menos outras 300 mil crianças na China.

O escândalo abalou alicerces importantes.
Em âmbito internacional, a credibilidade dos produtos chineses em momento crucial pré-olímpico da pseudo-perfeição.
Na esfera nacional, o colpaso do mercado interno consumidor de leite após anos de esforços concentrados, que contou inclusive com apoio do governo, na campanha para aumento do consumo lácteo per capita.

A preocupação é válida, especialmente diante dos números:

-A produção total de leite em 2007 chegou a 36,334 milhões de toneladas, 10% superior à registrada em 2006.

- O consumo per capita chinês de leite em 2003 era de 10 milhões de toneladas, em 2008 saltou para 15 milhões de toneladas.

A conjunção dos fatores nacionais e internacionais levou o governo chinês a condenar com pena de morte quatro altos executivos envolvidos no escândalo. Além da iniciativa inédita de enviar por mensagem de celular na noite do Ano Novo Chinês, a seguinte nota:
" We are deeply sorry for the harm we have brought to children and to society. We offer our sincere apology and plead for forgiveness".

Os dados sobre os estragos causados pelo escândalo, em termos de redução do consumo ainda não foram divulgados.
A considerar pela criatividade e apelo das propagandas, em especial as de apelo infantil eu ousaria dizer que a salubridade do setor teme baixas de resistência ainda maiores.



















:: Em tempo ::

Anunciado hoje, 12 de fevereiro, a falência do Grupo Sanlu, companhia de laticínios envolvida no escândalo da contaminação de leite com melamina. Os bens da empresa irão a leilão e as propostas de restituição estão sendo elaboradas.
O Grupo Sanlu era um famoso produtor de laticínios. O valor da marca estava cotado em 14,9 bilhões de yuans

No comments: