Monday, March 2, 2009

Do Leninismo ao LiNingnismo














Para os puristas e saudosistas que apreciavam a época de maior vigor entre as relações sino-russas, a confluência parece estar de volta.
Mesmo sem nunca ter de fato deixado de figurar no plano filosófico, ao menos na grade curricular de todo o ensino primário e secundário, os ensinamentos da política tripartide, Leninismo, Marxismo e Maoísmo obrigatórios na formação do cidadão chinês tendem a ser ampliados.
É possível que dentro em breve os pimpolhos se deparem com a filosofia de Li Ning, ou tenham que se dedicar ao movimento LinNingnismo.

Li Ning, foi medalhista olímpico em 1984. E tornou-se símbolo nacional de orgulho em virtude da sua capacidade empreendedora frente a marca esportiva que leva seu nome ( Li Ning).
Foi ele o personagem escolhido para representar o bilhão e meio de chineses no ato de acender a tocha olímpica nos Jogos Olímpicos de Pequim.

O slogan que fulgura associado ao logo da sua marca, " Anything is Possible" , pode ser um indicativo da ambição e dos objetivos pretendidos.
E aqui, não questiono nem mensuro os indicativos econômicos já conquistados num país extremamente nacionalista onde o consumo também se baseia ao fato do bem ser ou não nacional.
A referência envolve estratégias de marketig que cruzam as fronteiras e abraçam interesses maiores. A ponto dos braços do abraço de tão entrelaçados se fundirem num braço só sendo impossível distinguir o abraçado do abraçador.

Li Ning, abraçou no começo da semana a campeã olímpica russa, Yelena Isinbayeva, com o patrocínio recorde de 1,5 milhão de dólares anuais por um período de 5 anos.
O apoio dado a campeã russa do salto com vara pode ser um mimo para impulsionar o entendimento bilateral no que tange o setor energético por exemplo.
Já que em fevereiro China e Rússia assinaram um acordo para a construção de um oleoduto (que liga Sibéria à China ) para fornecimento de 300 mil barris de petróleo por dia à China durante 20 anos.
Pode ser resquícios do mal estar frente a ruptura das compras de armamento russo em detrimento as exigências para a tranferência de tecnologia bélica em território chinês.
Ou intenções bem avaliadas sobre os recursos hídricos russos, "Anything is possible".


.:Outras possibilidades:.


Logo da Li Ning
Slogan da Marca:: Anything is Possible






Logo da Nike
Slogan da Marca:: Impossible is Nothing






E qualquer semelhança é mera coincidência.

1 comment:

Anonymous said...

rsrs... adorei!!!!!!