Monday, December 1, 2008

O mal do amor instantâneo

"Quando a palavra virar corpo
e o corpo abrir a boca
e disser a palavra
que o criou-
abraçarei esse corpo
e deitar-me-ei ao seu lado" ( Hezy Leskli,"Lição de hebraico número 5")


***
O mal do amor instantâneo para os chineses é incurável, é transmissível e eles ainda se apavoram e pouco sabem sobre como e porque se contraem.
É tão mau que pouco se falava a respeito. Até que o mal atingiu status de quase epidemia e tiveram que se fazer escutar.
Os números oficiais apontam 264,302 mil novos casos de contaminação, 78 mil pacientes que recebem tratamento e cerca de 700 mil pessoas infectadas, destas cerca de 400 mil desconhecem que são portadoras do HIV.

O foco publicitário este ano para combater o mal do amor, é tratar primeiro do preconceito.
O primeiro ministro chinês Wen Jiabao, tratou de visitar as Províncias mais afastadas, visitando hospitais e doentes em suas residências, proferindo discursos de igualdade, fraternidade e apóio. Os jornais, telejornais e internet disponibilizaram cada momento em muitos flashes.
Tudo para mobilizar a população, bastante numerosa, que pior do que o mal do amor, só mesmo o mau de amar, ou hostilizar.


E hoje, no dia mundial de prevenção contra a Aids, reuniram-se muitos deles em frente ao mais novo símbolo da capital, o Estádio do Ninho.
E mesmo que desde o ano passado o número de novas contaminações na China tenha abrandado sob a perspectiva das Nações Unidas, que cautelosa concentra esforços na rápida proliferação de novos casos de contaminação no leste europeu, ainda há muito ser feito por aqui.

Será uma longa marcha. E eu prefiro acreditar que nos próximos anos, ganhe outros ninhos.








*爱滋病- AIDS em chinês, traduzindo literalmente seria mal do amor instantâneo.
**Foto do topo: Wang Ningde

No comments: