Sunday, November 23, 2008

Modéstia à parte, há vagas



Impacto de crise financeira? Cenário de arrefecimento? Redução da previsão de crescimento?
Não se desepere, o governo chinês anuncia o plano de investimento de 13 bilhões de dólares no projeto para a construção de habitações de preços acessíveis.
Serão oito milhões e meio de metros quadrados de construções com intuito de beneficiar em torno de 7,4 milhões de pessoas detentoras de modesta renda.

A estratégia é bem batuta, por um lado ajuda a manter a estabilidade social ao preservar postos na construção civil, a massa formada por aproximadamente 150 milhões de migrantes rurais.
Por outro, estimula o mercado imobiliário e os setores correlatos.
Além é claro de contemplar o público alvo. Que já andava aos lamúrios diante do aumento progressivo do preço do metro quadrado chinês, calculado em aproximadamente dois mil e trezentos dólares.

Com ou sem crise global, desde o início do ano, os preços do setor já registravam queda de 19.67%. Beijing em especial. Graças ao embate entre as projeções exorbitantes de mais-valia olímpica e a realidade. Que diante do endurecimento das leis para concessão de vistos aos estrangeiros - os que já residiam na capital ou os que tentavam ingressar, viram naufragar os planos de enriquecimento instantâneo.

Mais tristonhos ainda ficaram ao constatar que a debandada dos estrangeiros deixou um vazio, a dos imóveis vazios. Concatenando no fenômeno comportamental de inércia dos proprietários frente ao vácuo criado no mercado de muita oferta e queda da procura.
Os proprietários e locadores em geral tem preferido atualmente obsevar os rumos do mercado, evitando supostas precipitações e deixando o imóvel desocupado.

Mas o ritmo não pode párar, no máximo desacelerar.
Da metade dos guindastes do mundo presentes na China, restaram apenas um terço.
Será que estaremos diante da conversão do país, que depois de tantas metamorfoses megas dá espaço a fase modesta?

Tratemons de acompanhar os próximos capítulos, seja como for, o país dá mostras da filosofia inclusiva de coração de mãe para com a população chinesa, e modéstia à parte, ou na versão mais recente anunciada pelo governo, modesta a parte, há vagas.

No comments: