Wednesday, July 2, 2008

Escravos de Jó, o Pistache, e o Biocombustível na China

















Nunca imaginei que meu dom para o *embromation musical para com as cantigas de infância pudesse me remeter aos pistaches ditos em chinês.
Pois sim, eu que sempre entendi que os *escravos de Jó, jogavam o caiximbó, ao invés do caxangá, tirei e coloquei umas vogais aonde não tinha dando espaço agora para o Kaixinguo (开心果), os pistaches.

E assim como os slogans mais grudentos que nos acompanham mesmo quando não são convidados, sempre que compro os pistaches não tenho como escapar da cantoria dos idos de criança.
Não me queixo, pelo contrário. Gosto imenso desse gostinho, o do pistache e o da infância.
Gosto ainda mais da poesia que o significado do pistache adquiriu em sua versão chinesa -kai( 开) = abrir ; Xin (心)= coração, centro, meio; Guo (果)= fruta.
E como nas instruções das palavras cruzadas, sempre juntas de sinônimos, o pistache aqui é para mim o ato de abrir o coração.


Como muita coisa deste lado da bolota, existe sempre muitos nomes para nominar uma coisa ou muitas coisas denominadas por um único nome.
Com o pistache não poderia ser diferente. Já que chinese pistache é também o nome de uma árvore bastante resistente, de cor alaranjada que desponta justamente na semana de encontro do G8 ( para tratar de questões concernentes ao aquecimento global) , como uma das alternativas para a questão do biocombustível na China.

E a China pragmática e com metas estabelecidas para pelo menos os próximos 5 anos em relação as políticas que conduzirão o país, não tem a mínima intenção de fazer parte da roda dos *escravos de Jó, especialmente quando o caxangá vira kaixinguo e corre o risco de ser confundido com o chinese pistache.



*Embromation= expressão que classifica o ato de embromar, criar, improvisar frente a situação, palavra e especialmente canção.

*Escravos de Jó trata-se de uma música infantil, segue a letra para os mais esquecidos ou não familiarizados:

"Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, põe
deixa o Zé Pereira ficar
Guerreiros com guerreiros
fazem zigue-zigue-zá
Guerreiros com guerreiros
fazem zigue-zigue-zá"


*Para maiores infos sobre o projeto do chinese pistache como alternativa de biocombustível : http://news.xinhuanet.com/english/2008-01/16/content_7433384.htm

No comments: